"Jingle Bells" indiano, absolutamente fantástico! :D
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
É Natal, é Natal! :D
Um Feliz Natal a todos, à "moda" indiana!
"Jingle Bells" indiano, absolutamente fantástico! :D
"Jingle Bells" indiano, absolutamente fantástico! :D
domingo, 12 de dezembro de 2010
Diwali, o Festival das Luzes (como o Natal dos cristãos!)
A Índia ou a religião hindu, como sabemos, tem as suas próprias festas e festivais absolutamente diferentes do mundo ocidental.
O dia 5 de Novembro de 2010 foi para a religião hindu um dia especial e importante, o Diwali. No entanto, este não é celebrado somente no hinduísmo, mas também no Sikhismo, no Budismo e no Jainismo (outras religiões existentes no Índia) o que torna o Diwali num grande feriado e festival a nível nacional.
Diwali, Deepavali ou Deepawali é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Este festival anual é para muitos indianos o que o Natal é para os cristãos, e simboliza a destruição das forças do mal.
Neste dia, na Índia, há luzes por todo o lado. Os indianos decoram as suas casas com luzes, acendem foguetes e fogos de artifício e distribuem doces e presentes entre os membros da família e amigos, pois considera-se que o Diwali é tudo sobre a partilha. Vestem-se roupas novas e é costume as famílias irem juntas aos templos, pois é altura para estarem com a família e apreciar todas as coisas boas da vida.
Neste dia faz-se rangoli (arte decorativa tradicional feita através de pó colorido), desenhado a flor-de-lótus. Assim no Diwali milhões de símbolos de boas-vindas são feitos, com generosidade, nas portas da nação.
Neste dia especial e exclusivo para os hindus, todas as casas, todas as cidades e toda a Índia é iluminada com a tradição e fé.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
domingo, 5 de dezembro de 2010
Sharad Purnima
Gostámos tanto da experiência do dia 17 que no dia 22 de Outubro decidimos ir outra vez ao Templo Radha Krishna.
Porém, no dia 22, houve uma celebração diferente do Navratri em termos de simbologia. Era o dia de Sharad Purnima.
Apesar das danças e a celebração dos dois acontecimentos serem iguais o significado de cada um dos acontecimentos é diferente. :D
Sharad Purnima, Kojaagari Purnima ou Kumar Purnima é um festival anual celebrado na noite de lua cheia, dando fim à estação chuvosa e em que o brilho e a claridade da lua cheia traz uma alegria e um prazer especial. Nesta noite a deusa Laxmi, a divindade da riqueza e prosperidade é adorada.
Nesta noite a maioria dos hindus, presentes no templo, estavam vestidos de cor branca, dado que o branco simboliza a claridade, o brilho e a luminosidade reflectida pela lua nesta noite. Acredita-se que a primeira noite de lua cheia depois das monções é a mais clara, luzente e brilhante … :D
Apreciámos ir ao templo e acreditamos que é, sem dúvida, uma experiência única e excepcional que todos deveriam experimentar!!! :D
Navratri 2010
Dado que um dos membros do grupo é hindu, já tínhamos ouvido falar sobre um certo festival que ocorria todos os anos entre os meses de Setembro e Outubro – o Festival das Nove Noites ou Navratri.
Decidimos, então, que iríamos observar e participar neste festival, uma vez que, seria algo muito relevante neste nosso projecto. Assim no dia 17 de Outubro de 2010 o grupo deslocou-se até ao Templo Radha Krishna, que se situa no Lumiar, Lisboa, e aonde a comunidade hindu de Portugal se reúne para celebrar o Navratri e muitos outros festivais. :D
Decidimos, então, que iríamos observar e participar neste festival, uma vez que, seria algo muito relevante neste nosso projecto. Assim no dia 17 de Outubro de 2010 o grupo deslocou-se até ao Templo Radha Krishna, que se situa no Lumiar, Lisboa, e aonde a comunidade hindu de Portugal se reúne para celebrar o Navratri e muitos outros festivais. :D
Navratri ou Festival das Nove Noites é um festival hindu em que se honra a deusa Durga que simboliza o poder, a energia e a força feminina (shakti). Esta veneração e respeito são celebrados através das festividades e danças, tais como Garba e Dandiya.
Como todos os indianos ali presentes, também nós, participámos activamente naquele dia. :D .Fomos vestidas a rigor, dançámos as danças tradicionais e estivemos presentes na oração final que se chama aarti, que se refere a uma canção cantada em louvor à divindade oferecendo luz (a partir de algodão mergulhado em ghee -manteiga purificada) aos deuses.
Foi um dia fantástico e muito divertido em que tirámos muitas fotografias e tivemos oportunidade de experimentar deliciosos doces e salgados (muito picantes :P) de origem indiana.
Adorámos a experiência em que foi possível observar um mundo colorido e completamente diferente do nosso! :DAlgumas fotos da nossa ida ao festival
Antes da festa |
A chegada ao Templo |
Durante a festa |
Grupo 1 no Festival das Nove Noites |
sábado, 4 de dezembro de 2010
Ida à Universidade Católica
No dia 5 de Novembro, o grupo 1 deslocou-se à Universidade Católica Portuguesa a fim de assistir à defesa de uma tese sobre o “diálogo inter-religioso”. O defensor da tese, Davidas Thomas, é conhecido de alguns membros do grupo e foi ele quem nos convidou, pois o tema da sua tese poderia ajudar-nos, de certa forma, na elaboração do nosso trabalho.
A sua tese abordava as diferenças entre a religião hindu e a religião católica, bem como a forma como a religião católica se integrava na Índia (país maioritariamente hindu). Salientava também o facto de existirem indianos de religião cristã.
Para além do grupo, estava também presente na assistência da tese o director da Universidade.
O grupo gostou bastante desta experiência e espera que lhe surjam mais oportunidades como esta!
A Nossa História
Era uma vez…
Como as histórias que começam por “era uma vez…” são muito difíceis de desenvolver a nossa vai ser diferente! :D
O nosso grupo é constituído por 5 meninas que frequentam a Escola Secundária António Damásio: a Inês Tavares, a Inês Pedra, a Joana Geraldo, a Marta Lourenço e a Silpa Tulcidas.
Numa das primeiras aulas de Área de Projecto, o grupo teve que decidir qual seria o tema do projecto no qual iria trabalhar o resto do ano. Foi então que depois de muita discussão e de muitas hipóteses colocadas, surgiu a ideia de fazermos um trabalho sobre a Cultura Indiana.
Desde logo os restantes membros concordaram pois a vontade em saber mais e descobrir uma nova cultura era bastante.
O grupo organizou as ideias que teve e percebeu que era realmente uma excelente ideia. :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)