A Índia ou a religião hindu, como sabemos, tem as suas próprias festas e festivais absolutamente diferentes do mundo ocidental.
O dia 5 de Novembro de 2010 foi para a religião hindu um dia especial e importante, o Diwali. No entanto, este não é celebrado somente no hinduísmo, mas também no Sikhismo, no Budismo e no Jainismo (outras religiões existentes no Índia) o que torna o Diwali num grande feriado e festival a nível nacional.
Diwali, Deepavali ou Deepawali é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Este festival anual é para muitos indianos o que o Natal é para os cristãos, e simboliza a destruição das forças do mal.
Neste dia, na Índia, há luzes por todo o lado. Os indianos decoram as suas casas com luzes, acendem foguetes e fogos de artifício e distribuem doces e presentes entre os membros da família e amigos, pois considera-se que o Diwali é tudo sobre a partilha. Vestem-se roupas novas e é costume as famílias irem juntas aos templos, pois é altura para estarem com a família e apreciar todas as coisas boas da vida.
Neste dia faz-se rangoli (arte decorativa tradicional feita através de pó colorido), desenhado a flor-de-lótus. Assim no Diwali milhões de símbolos de boas-vindas são feitos, com generosidade, nas portas da nação.
Neste dia especial e exclusivo para os hindus, todas as casas, todas as cidades e toda a Índia é iluminada com a tradição e fé.
Sem comentários:
Enviar um comentário